O local foi isolado para que a Polícia Civil atendesse a ocorrência. Segundo o registro policial, Adalberto foi encontrado deitado sobre a via, sem vida e sem indícios aparentes de violência ou lesões. O corpo da vítima foi encaminhado ao Posto Médico-Legal (PML) de Santa Maria para exame de necropsia.
Conforme informações de populares, Adalberto morreu próximo da padaria onde ele costumava ir. Beto, como também era conhecido, possuía uma deficiência intelectual, era beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e morava sozinho. Ele era bastante conhecido em Dilermando pelos hábitos de atleta: gostava de correr de Dilermando de Aguiar a São Pedro do Sul, ida e volta, quase todos os dias. Ávido leitor, toda semana Beto retirava revistas e livros na biblioteca municipal.
A Secretaria de Assistência Social de Dilermando de Aguiar prestou apoio à família na contratação dos serviços fúnebres. Beto possuía familiares em Dilermando de Aguiar, onde residia, e também em Santa Maria. Ele deixa irmãos e sobrinhos. O velório e o sepultamento estão previstos para ocorrer na quarta-feira (16) em Dilermando de Aguiar.
*Colaborou Rafael Menezes